Cumprindo o objetivo de atender 150 pessoas, sendo elas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, o projeto Taekwondo para a Inclusão chegou ao fim nesta quarta-feira (27/09) com direito a tradicional cerimônia de encerramento, realizada na Nova 4E - Entidade Especializada Em Pessoas Especiais, que fica na Mooca, Zona Leste de São Paulo. 

O evento contou com a participação dos pais e responsáveis dos participantes, que puderam apreciar a uma extensa apresentação das habilidades adquiridas ao longo de um ano de execução, e também a entrega de medalhas e certificados. 

Bastante emocionada, a Josefa Correa, mãe da Júlia Talita, que tem síndrome de Down, revelou que as oficinas trouxeram um resultado positivo na locomoção da garota. “Ela tinha muitos problemas de locomoção, hoje, eu a vejo mais segura. Houve também uma redução significativa na obesidade e ela está mais sociável com o outro ser”, revela. A mãe agradeceu ao Instituto Olga e disse que a Júlia quer participar de outras oficinas. 

                       

Alex Rúbio, Instrutor de Taekwondo, participou de quase todas as oficinas das seis turmas do projeto e destacou o quanto os encontros foram positivos na vida dos participantes. De acordo com o profissional, eles eram dispersos e tiveram muita dificuldade no quesito organização.

“No decorrer das oficinas, eles ajudavam um ao outro a montar o tatame, sem ajuda dos instrutores. Então, a gente chegava aqui já tinha tatame montado, porque eles já estavam arrumando, colocando a garrafinha de água no lugar, certinha, onde tinha que ficar, em cima da mesa. Então com isso vimos que a evolução foi excelente aqui na nova 4E”, elencou.