A empresa concluiu todas as etapas necessárias para aplicação do metodologia de averiguação da Escala Cidadã Olga Kos, inclusive, de treinamento e da harmonização proposta pelo departamento de Pesquisas e Desenvolvimento do Olga Kos. O trabalho científico desenvolvido pela instituição para implementação dos princípios e conceitos do instrumento é o único reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), tendo abrangência internacional, devido à aprovação pela, Inter-American Accreditation Cooperation (IAAC) e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).

O anúncio da parceria surge em um momento de alta disseminação das práticas ESG, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre outras pautas que destacam a importância da diversidade e da inclusão nas empresas líderes no país, e para além delas e do nível executivo.  Com o avanço da conscientização e do engajamento, cresce também o risco de social ou diversity washing, a prática de marketing enganoso sobre práticas sociais e de diversidade, principalmente, diante da autodeclaração e da ausência de métricas no Brasil, o que reforça a necessidade de soluções que deem um verdadeiro extrato quanto à situação dos colaboradores, o quanto o ambiente realmente é salubre e favorável ao desenvolvimento humano e à produtividade.

Na visão do presidente do Instituto Olga, Wolf Kos, “a KPMG conta como uma equipe de consultores altamente qualificados e comprometidos com o avanço da inclusão e da diversidade no ambiente laboral das empresas e organizações. A parceria ressalta ainda mais o valor da Escala Cidadã (ECOK) como instrumentos de métrica social por meio dos indicadores e variáveis: atitudinal, metodológica, arquitetônica, programática e comunicacional”, relata.

Segundo André Winter, Sócio Diretor de ESG da KPMG no Brasil, “A Escala Cidadã apresenta uma oportunidade para as empresas comprometidas estabelecerem métricas adequadas e comparáveis na pauta de diversidade, equidade e inclusão, possibilitando a definição de objetivos e indicadores. A KPMG reforça seus valores e propósito social com essa parceria”.

Neste cenário, a interlocução com o Instituto Olga Kos destaca a relevância de métricas e ações no mercado de trabalho em prol da inclusão, já que gestores, em geral, demonstram dedicar maior atenção a fatores como reputação, credibilidade, medição de impacto social, que influem em diversos aspectos, como o acesso ao crédito.
Portanto, a aproximação entre as duas instituições visa fornecer um diagnóstico real e preciso que permita ações que mitiguem as principais barreiras para que a inclusão seja efetiva no mercado de trabalho, definindo de maneira parametrizada se a empresa é inclusiva ou não.

ESCALA CIDADÃ OLGA KOS

A métrica ECOK é uma norma certificável acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – com abrangência internacional pela Inter-American Accreditation Cooperation (IAAC) e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) –, que analisa e mensura como a inclusão é praticada nas empresas e em outras organizações, a partir da identificação, do monitoramento e da avaliação de barreiras que impedem a inclusão laboral. 

De modo geral, a análise é realizada por meio de cinco variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos que avaliam, de maneira parametrizada, o quanto uma organização é de fato inclusiva. A metodologia foca especialmente na Diversidade, seja por gênero, idade, deficiência, etnia ou quaisquer outros fatores de exclusão. 

SOBRE O OLGA

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou física e, também, abre espaço para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão.

Ao traçar sua rota, o Olga acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos.

Os principais objetivos dos projetos, todos aprovados em leis de incentivo fiscal, são estimular a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação, solidariedade e inclusão social. 


SOBRE A KPMG

A KPMG é uma organização global de firmas independentes que prestam serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory. 

Estamos presentes em 145 países e territórios, com mais de 236.000 sócios e profissionais atuando nas firmas-membro em todo o mundo. 

Cada firma-membro KPMG é uma entidade legal independente e separada, e descreve-se como tal, sendo responsável jurídica e financeiramente por suas próprias obrigações e por seus próprios atos. 

No Brasil, são aproximadamente 5.000 profissionais, distribuídos em 21 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. 

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.