A Escala Cidadã Olga Kos é um instrumento que objetiva mensurar como a inclusão é praticada no mercado de trabalho, a partir da identificação, monitoramento e avaliação das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições.

A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos avalia-se o quanto uma empresa ou organização é inclusiva e a qualidade desses ambientes e processos, visando contemplar a Diversidade, seja ela por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

Por meio da aplicação da Escala Cidadã, as organizações poderão atingir o nível Plenamente Inclusiva e receber a certificação acreditada pelo Inmetro e o Selo de Inclusão Olga Kos.  

A ECOK se destaca como uma poderosa aliada na construção de políticas públicas mais inclusivas, ao mesmo tempo em que eleva o prestígio das empresas que adotam medidas concretas em prol da Diversidade e Inclusão e dá visibilidade para tais, de maneira a gerar casos de sucesso e exemplo a ser seguido por demais organizações.