A Escala Cidadã Olga Kos – ECOK, primeira métrica brasileira com metodologia aprovada pelo INMETRO para medir o “S” do ESG, foi tema de um treinamento realizado nos dias 27,28 e 29 de setembro para os colaboradores da KPMG, uma organização global de firmas independentes que prestam serviços profissionais nas áreas de Audit, Tax e Advisory.

O instrumento foi explanado por Aline Vicentin, Cristiane Makida e Roberto Gimenez, que integram o Departamento de Pesquisas & Desenvolvimento do Instituto Olga.

A Escala Cidadã Olga Kos é um instrumento que objetiva mensurar como a inclusão é praticada no mercado de trabalho, a partir da identificação, monitoramento e avaliação das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições.



 “Foi muito rico estar na KPMG porque o time que participou do treinamento é da alta liderança e extremamente qualificado nas temáticas sobre diversidade, inclusão e ESG. Contamos também com a presença de um colaborador com deficiência que nos trouxe conhecimentos de causa relacionados à vivência que tem por lá. No geral, várias pessoas do time, com diferentes diversidades, compartilharam um pouco de suas vivências”, revela Aline Vicentin.

A pesquisadora Cristiane Makida também reforça que “o evento foi repleto de ricas discussões, até mesmo com proposições de melhorias para o próprio manual. Conseguimos compartilhar muito sobre a ECOK, muito do que a gente sabe como profissionais da área, cada um na sua respectiva atuação. E saímos com muitas informações e ideias para um aprimoramento da escala”, completa.

MAIS SOBRE A ECOK

A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos avalia-se o quanto uma empresa ou organização é inclusiva e a qualidade desses ambientes e processos, visando contemplar a Diversidade, seja ela por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.

Por meio da aplicação da Escala Cidadã, as organizações poderão atingir o nível Plenamente Inclusiva e receber a certificação acreditada pelo Inmetro e o Selo de Inclusão Olga Kos.  
A ECOK se destaca como uma poderosa aliada na construção de políticas públicas mais inclusivas, ao mesmo tempo em que eleva o prestígio das empresas que adotam medidas concretas em prol da Diversidade e Inclusão e dá visibilidade para tais, de maneira a gerar casos de sucesso e exemplo a ser seguido por demais organizações.

LEIA TAMBÉM