13 de agosto de 2021

IOK lança validação de índice de inclusão em webinário sobre pessoas com deficiência

Evento contará com a participação de grandes nomes para discutir sobre conceitos, dados e informações a respeito da temática no Brasil  

O Instituto Olga Kos (IOK), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), realizará o “I Webinário Nacional sobre dados e informações sobre deficiência”. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais (@mdhbrasil), às 9h, nos dias 13 a 15 de setembro.

Na oportunidade, o IOK fará o lançamento da validação do Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência, um sistema em desenvolvimento, para identificar o grau de inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil. Entre os temas que serão debatidos estão o conceito de deficiência na Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e sua incorporação nas pesquisas públicas brasileiras e também a releitura dos dados e pesquisas sobre as pessoas com deficiência no Brasil.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete compromissos para a construção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas com base no respeito pelos Direitos Humanos. “Isso ressalta o reconhecimento das pessoas com deficiência como atores-chave nesse processo e para isso é preciso ter um esforço coletivo para alcançar a plena inclusão”, explica a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar.

Para Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, “só faz gestão quem mede, quem não mede não faz gestão. O Índice de Inclusão Nacional Olga Kos será a única ferramenta possível de se medir políticas públicas e inclusão da Pessoa com Deficiência e em vulnerabilidade social pelo estado e pela sociedade”.

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais @mdhbrasil, o webinário contará com recursos de acessibilidade para os participantes com deficiência, tais como: audiodescrição para pessoas com deficiência visual; legenda em tempo real e intérprete de Libras para surdos e pessoas com deficiência auditiva.

Programação completa:

13 de setembro – 09h – 12h – O Conceito de Deficiência na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

09h00 – Damares Alves – Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

9h20 – Claudio Panoeiro

09h30 – Priscilla Gaspar – Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

11h00 – Miguel Abud Marcelino – Professor da Unifase e pesquisador do Nippis – Icict/Fiocruz e Coppex/Unifase

 

14 de setembro – 09h30 – 12h – Censo e PNS. Releitura dos dados de Pessoas com Deficiência à luz das recomendações do grupo de Washington

09h30 – João Roma – Ministro da Cidadania 

10h00 – Mariana Zílio – Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor

10h30  – Juliana Queiroz, pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas e Maíra Bonna Lenzi, analista de Pesquisa, ambas do IBGE.

11h00 – Cristina Rabelais – Pesquisadora em Saúde Pública e coordenadora do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social, vinculado à Fiocruz e à Unifase – Nippis/Fiocruz-Unifase.

 

15 de setembro – 09h30 – 12h – Lançamento da Validação do Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência

9h20 – Elizabeth Guedes – Presidente da Associação Nacional de Universidades Particulares (Anup)

10h20 – Maria Yvelônia e André Veras – Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania e Diretor de Benefícios Assistenciais, respectivamente.

10h50 – Raphael Callou – Diretor do Escritório da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

11h00 – André de Godoy – Diretor de Administração da Finep

11h20 – Natália Monaco e Paulo Nakamura – Pesquisadores do Instituto Olga Kos de Inclusão