PROJETO Nº: 212705

 

OBJETIVO GERAL

Realizar um evento de apresentação da história do Boi-Bumbá em formato de espetáculo de música e dança na cidade de São Paulo, com entrada gratuita. O produto principal da proposta é a produção de uma apresentação da história fantástica da morte de um boi tradicional festa folclórica brasileira, com a música produzida pelos participantes, que irá mobilizar um trabalho coletivo entre pessoas com e sem deficiência. Para essa produção, os participantes do projeto serão divididos em grupos que terão oficinas de música, dança e artes plásticas para construção de adereços e instrumentos a serem utilizados na apresentação final. Dentro do projeto haverá também ensaios abertos com demonstração das músicas e danças como medida de ampliação de acesso. Pretende-se fomentar a produção cultural, difundir e valorizar a contribuição de pessoas com deficiência, promovendo assim o seu reconhecimento dentro da comunidade e de toda a sociedade. Como contrapartida social, o projeto propõe uma palestra dentro do tema de cultura brasileira como ferramenta de inclusão social. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

1 – Realizar um evento com a apresentação de um espetáculo que contará a história do Boi Bumba inédito a fim de publicitar a produção artística de pessoas com e sem deficiência, em vulnerabilidade social. O projeto contempla uma apresentação na cidade de São Paulo.  

 

Como metodologia para criar/produzir o evento formar 04 grupos com 10 participantes em cada grupo, que criarão, durante período do projeto, as músicas, danças e adereços.  

 

Cada grupo terá um encontro semanal com 02h de duração por 06 meses de atividades práticas dentro do total de 08 meses do projeto. Os grupos serão locados em instituições parceiras do proponente, que atendem pessoas com e sem deficiência.  

 

2 – Contrapartida social haverá 02 ensaios abertos para a comunidade (amigos, familiares, profissionais que atendem pessoas com deficiência, instituições e interessados em geral) com entrada franca. Esses ensaios abertos serão seguidos de bate-papo com a comunidade e são medidas de ampliação e acesso.  

 

Os grupos farão os ensaios abertos dentro das próprias instituições parceiras, gratuitos, para que pessoas da comunidade também participem dos ensaios, inclusive tocando, dançando e cantando com o grupo, se desejarem. Essa atividade cria apropriação de espaços culturais por pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social como autores de suas histórias de vida transformando os territórios a que pertencem.  

 

Haverá também, dentro da contrapartida social, uma palestra com 200 vagas, carga horária mínima de 03h para professores e estudantes da rede pública e privada, bailarinos, dançarinos, músicos, arte-educadores, demais profissionais envolvidos e interessados em geral. O tema é a cultura brasileira como ferramenta de inclusão, pensada para fomentar a troca de conhecimentos sobre a inclusão cultural de pessoas com deficiência. 

 

 

TOTAL DE PARTICIPANTES: 40


VIGÊNCIASet 2022 a Abr 2023 


PATROCINADORES