OBJETIVO GERAL:
TAEKWONDO PARA A INCLUSÃO é um projeto de oficinas de Taekwondo para 150 (cento e cinquenta) crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de 06 anos, com ou sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social, no município de São Paulo/SP. Possui como produto final, uma apresentação de golpes e técnicas aprendidas pelos participantes, para a comunidade do entorno, familiares, amigos e demais interessados.
Duração: 10 meses contados a partir da data de assinatura do termo de fomento, com 08 meses reservados à execução das oficinas práticas. Local de Realização: Município de São Paulo/SP*. Quantidade de beneficiários: 150 (cento e cinquenta). Público-alvo e Faixa Etária: Crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de 06 anos, com ou sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social.
Incluir crianças, adolescentes, jovens e adultos com e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social, utilizando o esporte como aliado e principal motor de desenvolvimento, trabalhando aspectos sociais, físicos e motores, promovendo melhoras no que tange a saúde e bem-estar dos participantes, bem como a transmissão de valores éticos, e positivos. Ainda, em paralelo à inclusão, o aprimoramento pessoal dos participantes, aperfeiçoando suas relações sociais no âmbito da família, escola, e sociedade de modo geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Realização de oficinas de TAEKWONDO para 150 beneficiários (crianças, adolescentes, jovens e adultos com e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social), no município de São Paulo/SP;
2) Realização de uma apresentação ao final do projeto (evento de encerramento), com golpes e técnicas aprendidas pelos beneficiários durante as oficinas;
3) Análise de desenvolvimento dos participantes através da aplicação dos Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos – IDOK, realizado no início e no término das oficinas. O IDOK é uma ferramenta de tecnologia social que analisa dados da participação dos beneficiários do projeto, colhidos 2x no curso da execução das oficinas, a fim de mensurar qualitativamente seu desenvolvimento. Opera em categorias como: cognição (atenção global, memória e assimilação), interracionalidade (autoconfiança, comunicação e cooperação) e afetividade (expressividade, autopercepção e equilíbrio emocional). O objetivo final, é mensurar os resultados alcançados pelo projeto. Os resultados serão parte do texto do relatório final/brochura ilustrada.
Grade Horária: