OBJETIVO GERAL:

O objetivo geral do projeto é a promoção do acesso a arte e a tecnologia de forma hibrida, através de técnicas de fotografia e vídeo, para pessoas com deficiência e sem deficiência em vulnerabilidade social. Para alcance desse objetivo, serão oferecidas oficinas de fotografia e vídeo digital, desenvolvidas por profissionais técnicos e artísticos responsáveis por promover o acesso e intermediar o uso de aparelhos celulares.

2. CONTRAPARTIDA SOCIAL: Saídas fotográficas. 

Realizar 06 (seis) saídas fotográficas abertas ao público em geral com a participação dos técnicos responsáveis por ministrarem as oficinas práticas e também os participantes inscritos no projeto. Tenciona-se realizar as saídas durante os 08 meses de execução das oficinas, para que o todas as imagens e vídeos captadas pelos participantes externos também possam ser compartilhadas a fim de passarem pela curadoria dos participantes inscritos e também serem expostas na exposição final do projeto. As saídas acontecerão em locais da cidade de São Paulo definidos posteriormente, mas que constituem parte da História da cidade, como bens tombados, o Centro Histórico, monumentos, parques, etc. No âmbito das saídas, será ensinado algumas técnicas básicas de fotografia e de olhar fotográfico a fim de capacitar os participantes no momento de seus registros. Haverá, também, um momento para debate entre os participantes onde a experiência vivida possa ser compartilhada entre todos, proporcionando uma conversa e troca de ideias a respeito das perspectivas de cada um, suas percepções sobre o ambiente e ícones fotografados e filmados, e também, as varias ressignificações pelas quais as imagens produzidas passam pelo olhar do outro.

3. EXPOSIÇÃO

Ao término da execução das oficinas práticas de fotografia e vídeo, todo o conteúdo produzido pelos participantes passarão por uma curadoria entre eles e serão expostos ao público geral. A ideia é que os participantes experenciem o processo de curadoria realizado em uma exposição de artes, exercitando o olhar que já terão amadurecido no âmbito das oficinas de fotografia e vídeo, e que possam em conjunto, elencarem dentre todas as fotografias e vídeos criados, aquelas que melhor corresponderam e traduziram a experiência vivida durante a realização do projeto. A curadoria da exposição contará ainda com a participação especial de 03 (três) artistas convidados que já realizaram projetos junto ao Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, são eles: Rogério Reis, Thomas Farkas e Kiko Farkas.

 

PARTICIPANTES: 90

VIGÊNCIA: Abr/22 a Jan/23 


Patrocinador Master:



Patrocinadores