Sobre o Departamento

Sobre o Departamento de Pesquisa

O que é o Departamento de Pesquisa?

 

Think Tank – Centro de Reflexão Estratégica

Produzir e difundir conhecimentos,  estratégias e métricas de avaliação dentro da temática de PCD, de modo a influenciar as políticas públicas.

Think tanks são instituições que se dedicam a produzir e difundir informações sobre temas específicos. Seus objetivos são influenciar ideias na sociedade e decisões na política. In: Nexo Jornal

 

Qual a importância do Departamento de Pesquisa para o IOK?

  • Projetos: a criação e o aprimoramento de métodos de avaliação de programas sociais, bem como de conhecimentos sobre a área temática de PCD, auxiliam o desenvolvimento dos projetos sociais do IOK fortalecendo a sua accountability.
  • Coordenações de artes e esporte: Formação e capacitação das equipes para aplicação dos instrumentos de avaliação, apoio na coleta de dados, análise dos dados e produção de relatórios e apresentações de informações/devolutivas.
  • Captação de Recursos: a identificação de resultados por meio de metodologias e técnicas de avaliação auxilia a captação de recursos, uma vez que trazem evidências ligadas à eficácia do projeto – se os objetivos foram ou não cumpridos.
  • Comunicação: Aportar conhecimentos e referências relevantes e interessantes da área temática de PDC que possam ser divulgados nos canais de comunicação do IOK.
  • Relações Públicas: a consolidação do Departamento de Pesquisa é importante para a expansão do trabalho do IOK em novos meios – acadêmicos e de governo, por exemplo. Ao mesmo tempo, agrega valor entre parceiros e nos ambientes nos quais o Instituto já faz parte.

 

Plano de Trabalho

Revisão de literatura relevante – consolidação de conceitos da área temática social dos instrumentos e do indicador.

Dados e análise estatística – Revisão e aprimoramento da análise de dados, bem como criação de um banco de dados – padronização e unificação dos dados envolvendo o IDOK .

Metodologia Qualitativa de Avaliação – além da avaliação quantitativa (instrumento), construir uma metodologia qualitativa que corrobore com as análises dos dados, identificando aspectos não mesuráveis.