A medalhista olímpica, ex-jogadora de vôlei e atual Ministra do Esporte, Ana Moser, visitou o Olga Kos nesta segunda-feira (06/02).

Na recepção à Ministra, estiveram presentes o presidente da instituição, Wolf Kos, e a vice-presidente, Olga Kos. Também fizeram parte da reunião, Crystiane Souza, coordenadora do departamento de Esporte; Natália Monaco, coordenadora do departamento de pesquisa; Sílvia Liz, coordenadora do departamento de artes e Malu Oliveira, gerente geral da instituição.

A ocasião é adequada para destacar o quanto a prática esportiva é um instrumento essencial para a socialização, inclusão e desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Estudiosos dos mais diversos países e com os variados objetivos, têm destacado, ao longo do tempo, o quanto o esporte tem como grande qualidade a capacidade, inclusive, de ressocializar, de evitar o ócio de jovens que poderiam ir pelo caminho da marginalidade, por exemplo. Atividades como futebol, vôlei, basquete, artes marciais, entre outras, além de estimular a socialização, têm o ‘poder’ de produzir interações e fortalecer amizades entre participantes que, de outra maneira, não teriam tais vivências e, além do estímulo às relações sociais e afetivas, o esporte consegue ‘ajustar’ o indivíduo ao contexto no qual se situa, e despertar as suas potencialidades. 

Enquanto instituição que atua há mais de 15 anos promovendo atividades esportivas, artísticas e científicas, o Olga Kos reforça que os benefícios gerados pela prática esportiva são imensuráveis.  Até o momento, mais de 13.430 pessoas já foram atendidas pela instituição somente através de oficinas e demais atividades realizadas pelo departamento de esportes.

Por tudo isso, o que se espera é que as autoridades públicas vejam o quanto a prática esportiva é essencial para o desenvolvimento geral do país e trabalhem para implementar políticas públicas que a favoreçam em todas as instâncias possíveis.