Evento online acontece pela segunda vez consecutiva e pretende reunir autoridades e especialistas do assunto

O Instituto Olga Kos de Inclusão vai realizar nos dias 05 e 06 de abril, das 09h às 12h, uma nova edição de seu webinário. O encontro acontece pela segunda vez consecutiva no formato online e, desta vez, vai discutir o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Esta é uma ação do IOK e MMFDH por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ângela Gandra, Secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Claudio de Castro Panoeiro, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e Marta Gil, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, serão alguns dos palestrantes.

Com transmissão ao vivo através do Youtube do @institutoolgakos, o encontro contará com recursos de acessibilidade para os participantes com deficiência, tais como: audiodescrição para pessoas com deficiência visual; legenda em tempo real e intérprete de Libras para surdos e pessoas com deficiência auditiva.

Confira a programação completa do dia 05 de abril com nome do palestrante e tema:

09h00 – Claudio de Castro Panoeiro – Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) – “A importância da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência na vida de pessoas com TEA”.

09H30 – Marta Gil – Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas – “O direito à Informação”.

09h50 – Francisco Paiva – Editor-chefe da Revista Autismo – “Mitos e desafios das publicações na Revista Autismo; Comunicação das pessoas com TEA”.

10H20 – Adriana Godoy – Criadora e coordenadora do Autismo Projeto Integrar – “Comunicação das pessoas com TEA”.

10H50 – Marcelo Vitoriano – Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atual CEO da SPECIALISTERNE BRASIL, organização social de origem dinamarquesa presente em 22 países e que atua na formação  e inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho. “TEA e o mercado de trabalho”.

11H20 – Silvia Grecco – Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo – “Ações da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Centro TEA”.

11H50 – Paula Ayub – Psicóloga clínica e membro do Grupo de Trabalho em TEA da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo – “Práticas colaborativas, dialógicas e Autismo: Desafios do TEA na Vida Adulta”.

Confira a programação do dia 06 de abril com nome do palestrante e tema: (em atualização)

09H00 – Ângela Gandra – Secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano – “A importância da família na vida de pessoas com TEA”.

9H30 – Deusina Lopes da Cruz – Representante do Ministério da Cidadania/SNAS. Economista, Especialista em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, mãe de um homem autista de 40 anos e 1° Presidente da ABRA – “Autistas e suas Famílias, Arte, Inclusão e Cuidados”.

9H50 – Fabiana de Macedo – Coordenadora de inclusão pela SPDM com atuação na Secretaria de Estado dos direitos da pessoa com  deficiência  – “Programas e ações da Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo para as Pessoas com TEA.”

10h20 – Patrícia e João Victor – Mãe e filho beneficiário do IOK – “Minha vida com TEA”.

10h50 – Natália Monaco Arena de Castro – Pesquisadora do Instituto Olga Kos – “O impacto das pesquisas para pessoas com TEA”.

11H20 – Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco – Leonardo é palestrante o gestor do Instituto Mano Down e o Dudu é seu irmão e tem síndrome de Down. “Inclusão social e Sustentabilidade”.

11H50 – Sabrina Ribeiro – Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – “Desafios do TEA na vida adulta”.

Inscreva-se no canal do Instituto Olga Kos e não esqueça de ativar as notificações: https://www.youtube.com/c/InstitutoOlgaKos1