Unidos pelo Esporte é mais uma iniciativa do Instituto Olga

Tendo iniciado no primeiro semestre de 2022, o projeto Unidos Pelo Esporte faz uso de artes marciais como Karatê, Taekwondo, Judô e Capoeira para promover inclusão para pessoas com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

O principal objetivo do Unidos pelo Esporte é que essas artes marciais contribuam para o desenvolvimento integral dos mesmos, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas de forma que possam desenvolver competências técnicas sociais e comunicativas, contribuindo também para formação da cidadania.


Segundo Lanai Oliveira, fisioterapia do projeto, os beneficiários já demonstram muita evolução desde o início do trabalho. “Ainda se trata de algo novo para os beneficiários. Conseguimos observar a evolução desde o início do projeto até aqui. Desde o aspecto motor e cognitivo, conseguimos observar a cada dia uma evolução diferente, e não só na parte prática do esporte. É possível observar na olhar, vontade de cada um, a evolução.


Além disso, Lanai afirma que o contato com cada participante também é muito inspirador. “E eu também consigo aprender mais sobre eles, mesmo que com cada um exercendo sua particularidade e diferença, conseguimos nos identificar muito, o que é muito gratificante”, explica.