Proporcionar experiências culturais e esportivas, para pessoas com e sem deficiência é a missão do Instituto Olga há mais de quinze anos. O projeto Na Ponta do Lápis é mais uma oficina criada com a intensão de realizar essa promoção, desta vez por meio das artes plásticas.

A pesquisa criativa do Na Ponta do Lápis terá como foco a experimentação de técnicas alternativas de impressão, focando na monotipia. Explorando sempre o que os beneficiários já trazem de repertório em paralelo com novas referências e técnicas abrangidas durante o processo.


De acordo com Daniel Normal, instrutor do projeto, o foco principal das oficinas é fazer com que os participantes se expressem livremente. “A ideia é desenvolver a identidade de cada participante, que a partir de seus repertórios e livre expressão, irão buscar a sua individualidade estética ao decorrer deste projeto. E partindo de suas descobertas individuais produzirão obras coletivas com o propósito de buscar a identidade coletiva do grupo”.

O Na Ponta do Lápis ainda se encontra em fase inicial, mas os participantes já se mostram muito imersos na ideia. “Ainda estamos fazendo pré-produções e preparando o planejamento real, mas é perceptível entre a integração da turma e da equipe que todos estão muito abertos para o aprendizado de coisas novas”, finaliza Daniel.