Um projeto que tem na sua essência a utilização da linguagem musical como instrumento de inclusão, equidade e autonomia: assim pode ser definido, resumidamente, o Projeto Soar. Desenvolvido pelo IOK (Instituto Olga Kos) o projeto teve uma grande finalização ao reunir todos os beneficiários para uma apresentação que ocorreu na Biblioteca Prestes Maia.

Em um clima de emoções à flor da pele, os beneficiários do ‘Soar’ se reuniram para interpretar canções autorais que foram escritas pela instrutora de música do IOK, Alessandra Nunes e títulos do cancioneiro popular.

A proposta do Projeto SOAR é ‘desconstruir’ a “complexidade prática e teórica da música” e torná-la mais acessível para os participantes. Através de uma metodologia assertiva, a equipe responsável pelo projeto escolheu um tema norteador que foi, através de práticas lúdicas e interativas, compartilhado com os beneficiários que o assimilaram com interesse e alegria, conforme contam as responsáveis pelos participantes.

Para Iva, mãe da beneficiária Seniely, “o projeto foi um grande milagre para nós, trouxe muito aprendizado, estímulos e convivência em grupo no dia a dia. A apresentação foi muito linda, fiquei emocionada por ver minha filha feliz e interagindo com outras pessoas, ver a independência que ganhou após as oficinas é o que nos motiva a continuar”, ressaltou. “O Instituto e todos os colaboradores estão de parabéns pelo respeito e carinho com todos os participantes. Isso, com certeza, faz toda a diferença, nos mostra que todos somos capazes de realizar nossos sonhos. Só tenho a agradecer!”, concluiu.

Já outra mãe, Neuza, cuja filha, Bruna, também é participante do projeto, afirmou o seguinte: “foi um aproveitamento total deste tempo, o poder da música deu outra vida para ela. Ela está muito feliz! Só tenho a agradecer aos pedagogos e colaboradores por tudo que fizeram para mim, para minha filha e todos os participantes do projeto SOAR. Estou muito feliz pelo Projeto e pela apresentação dela, agradeço pelo empenho de todos do Instituto Olga Kos”, salientou.

Por sua vez, Maria, mãe do beneficiário Rogério, também compartilhou sua emoção dizendo: “a oficina para nós foi ótima, meu filho vai sentir muita falta da convivência social, dos amigos que fez ao longo do processo e da música que trouxe novos estímulos para ele. Tenho que agradecer a todos vocês que olharam para o Rogério com carinho, equidade e respeito. Posso dizer que o instituto transforma vidas. Muito obrigada mais uma vez!”, finalizou.

Vale lembrar que os bons resultados do Projeto Soar são consequências do trabalho competente e constante da equipe de profissionais do IOK. Desde o começo das atividades, o redesenho da metodologia elaborada especialmente para este projeto foram seguidos à risca.

Recursos variados também foram utilizados para que o interesse e a atenção dos participantes se mantivessem constante.

As adaptações utilizadas durante as oficinas incluíram a gravação de vídeos curtos com demonstração de conteúdos práticos e teóricos para que, dessa forma, os participantes pudessem acompanhar as propostas assistindo aos vídeos disponibilizados na plataforma You Tube.

Além disso, os encontros semanais também foram fundamentais para a prática coletiva e para sanar as dúvidas trazidas p elos participantes durante as aulas presenciais.

Pois todo este trabalho resultou em uma apresentação final que atendeu as expectativas de todos os envolvidos.

Foi com grande alegria e entusiasmo que o projeto chegou ao fim, concluindo o objetivo principal que era proporcionar aos beneficiários mais equidade, respeito e autonomia.

Leia também: https://institutoolgakos.org.br/responsaveis-por-beneficiarios-do-projeto-soar-do-iok-compartilham-suas-historias-na-primeira-apresentacao-do-projeto/

Saiba mais: https://ne-np.facebook.com/institutoolgakos/videos/no-projeto-soar-no-compasso-da-inclus%C3%A3o-o-processo-de-avalia%C3%A7%C3%A3o-nas-oficinas-aco/3036689023213519/