Com o objetivo de promover a inclusão social por meio do esporte, o Instituto Olga Kos realiza o projeto Sensei, que utiliza as artes marciais como ferramenta de transformação e desenvolvimento de pessoas com deficiência. A iniciativa oferece oficinas especialmente adaptadas, com acompanhamento técnico e pedagógico, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e motivador para os participantes.

O projeto busca através das práticas das artes marciais, que os participantes desenvolvam importantes habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Disciplina, concentração, autoestima, respeito mútuo e superação de limites são apenas alguns dos valores que são trabalhados em cada aula. A metodologia aplicada pelo projeto considera as particularidades de cada indivíduo, incentivando o protagonismo e a autonomia dos participantes.

As oficinas do projeto Sensei são direcionadas a pessoas com e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social, criando um espaço de convivência que fortalece a empatia, a colaboração e o respeito às diferenças. Além disso, os resultados alcançados são acompanhados por meio dos Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos (IDOK), ferramenta que mede o progresso dos participantes de forma personalizada e humanizada.