O projeto “Na ponta do Lápis” faz parte do calendário de oficinas acessíveis e gratuitas do Instituto Olga Kos de Inclusão. Iniciada no ano passado no município de São Paulo, ela está em pleno vapor em 2023 e proporciona experiências técnicas alternativas de artes plásticas com o objetivo estimular o contato com ações culturais para 105 beneficiários com e sem deficiência e/ou em vulnerabilidade social. 

As atividades tem a duração de 08 meses, tendo como encerramento uma exposição das obras confeccionadas e produzidas pelos participantes dos encontros semanais.

Dedicado às artes plásticas, as oficinas tem como objetivo trabalhar questões como autonomia e percepção dos participantes como meio de inclusão sociocultural e a garantia de direito à participação comunitária, com fomento à cultura e à diversidade.

De acordo com a Coordenadora do Departamento de Artes do Olga, Silvia Liz, existe uma grande expectativa por parte dos beneficiários e seus responsáveis. “A arte tem esse poder de transformação, e é visível essa mudança nos participantes e isso nos enche de alegria porque é garantia de um trabalho realizado com grande dedicação”, destaca.