Tendo iniciado em julho deste ano e com oficinas preparadas para até o final de abril de 2023, a oficina Círculo de Cores é mais uma ação do Instituto Olga, que promove eventos culturais e esportivos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social há mais de quinze anos. 

Com o intuito de incentivar o expressar artístico dos beneficiários através de workshops de artes plásticas, o Círculo de Cores ainda contará com uma exposição aberta e gratuita, com as obras produzidas pelos participantes durante o processo. 



De acordo com Fabiano Almeida, instrutor de artes do projeto, as aulas procuram explorar uma multilinguagem artística. “Através de técnicas de pintura e desenho, as oficinas têm ofertado exercícios, instrumentos e técnicas que colaborem para a materialização das temáticas apontadas em obras de arte. Nesse sentido, os participantes já realizaram estudos sobre cores, linhas, grafismos, conheceram artistas referência e participaram de contações de histórias que dão voz às nossas matrizes africanas e indígenas, por exemplo”, explica.

Ainda segundo Fabiano, as oficinas ainda exploram a possibilidade dos beneficiários se conectarem com suas raízes culturais. “O projeto Círculo de Cores tem gerado oportunidades aos participantes de refletirem sobre suas histórias pessoais, origens e ancestralidade, o que tem enriquecido aprendizados, trocas e vínculos nas relações entre eles, as famílias e a equipe”, finaliza.