O Capoeira Inclusiva – Jogo da Inclusão, projeto de esporte oferecido pelo Instituto Olga Kos, que conta com oficinas de capoeira como meio de garantia de acesso de crianças e adolescentes à rede de serviços dentro de seus territórios, e o direito à vida comunitária com fomento à diversidade.

As aulas somam 30 participantes divididos em 2 turmas com 15 alunos cada. Cada turma terá 2 oficinas por semana com 1h de duração, por 10 meses. A faixa etária é de 07 a 17 anos e 11 meses.


“Com mais uma modalidade esportiva, buscamos cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Levamos os nossos projetos para regiões onde o acesso ao esporte é escasso, proporcionando mais qualidade de vida, observa a responsável do Departamento de Esportes, Crystiane Souza.”

A capoeira é uma representação cultural, mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Com a utilização de mãos e pés, a capoeira se diferencia das outras lutas por ser acompanhada de música característica, já incorporada à cultura brasileira.