O IOK, a Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo realizam atualmente o projeto Cordel Estampado e, com pouco tempo de realização, é notável a interação dos participantes e também o ganho de algumas habilidades. Essa avaliação é feita pela instrutora de Artes Plásticas, Debora Hermann.

“Como forma de materializar essas histórias, estamos investigando e produzindo gravuras, carimbos e estampas, experimentando diferentes técnicas como a xilogravura, linoleogravura e stencil, e criando obras coletivas que possibilitem a expressão e valorização das realidades e histórias apresentadas pelos participantes”, revela.

Debora expõe também que pôde-se perceber o impacto dessas ações por meio da expansão de repertório e referências artísticas e do próprio desenvolvimento sensorial e motor. “A noção de espaço também é muito marcante no desenvolvimento dos participantes ao longo do processo, tanto no que se refere ao próprio espaço-corpo, como na relação com as diferentes materialidades visuais experimentadas”, completa.  



A artista plástica destaca ainda que esse desenvolvimento atua diretamente no estímulo de seres criativos e expressivos, construção de um senso estético e identidade visual que se materializam nas investigações e obras realizadas ao longo das oficinas.

Sobre o projeto Cordel Estampado

Os beneficiários participaram de oficinas de arte aplicando técnicas em carimbo, gravura e estamparia. O Cordel é um gênero considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 19 de setembro de 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Suas obras são compostas por traços fortes da cultura regional nordestina, além de sua escrita em xilogravura que trazem diversos elementos folclóricos e sarcásticos.