Com a prática da dança, a pessoa obtém um autoconhecimento de seu corpo e mente, além de ser uma importante ferramenta de inclusão social, independência e qualidade de vida. O projeto ‘Compasso – Saúde e Inclusão’, desenvolvido pelo Instituto Olga Kos (IOK), em conjunto com o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS-PCD) contará com oficinas de dança gratuitas. 

O projeto será composto por núcleos, contemplando 240 beneficiários e será desenvolvido em instituições parcerias na cidade de São Paulo. Uma das formas que o IOK busca inserir os beneficiários na sociedade é por meio da busca de novos talentos, abrindo canais de comunicação, com aprimoramento de suas habilidades em novos contextos sociais.

Durante a extensão do projeto, haverá apresentações de inclusão que contarão com a participação de pais, familiares, amigos e comunidade, sendo possível o desenvolvimento de coreografias coletivas. A ideia desse formato é compartilhar o andamento do projeto e promover o protagonismo dos participantes que poderão conduzir movimentos em grupo, coordenando as coreografias criadas. 

Ao final, todos os participantes receberão certificado e brochura para terem uma lembrança histórica. O projeto ‘Compasso – Saúde e Inclusão’ terá 12 meses de duração e será desenvolvido em instituições parceiras do IOK.

“Nossos projetos estimulam o protagonismo, dessa forma todos podem contribuir com o seu talento e mostrar isso para o público durante as apresentações. A arte e a dança permitem a valorização do indivíduo.  É incrível e emocionante  ver os resultados alcançados”, destaca Silvia Liz, coordenadora do departamento de artes do IOK.