O futsal, muito mais do que um esporte, está se revelando uma poderosa ferramenta de reabilitação e inclusão por meio do projeto "Bola na Rede – Inclusão e Saúde pelo Esporte" promovido pelo Instituto Olga. Essa iniciativa é dedicada a 60 pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social, a partir de 06 anos de idade no município de São Paulo, e está transformando vidas ao proporcionar não apenas atividade física, mas também renovar a confiança e o senso de pertencimento.

O projeto não apenas ensina técnicas fundamentais do futsal, mas também utiliza o esporte como um meio para melhorar a mobilidade, desenvolver habilidades motoras finas e grossas e promover a coordenação e o equilíbrio. Para muitas pessoas com deficiência, essas habilidades são essenciais para a independência diária e a qualidade de vida.


Ao participar ativamente do esporte, as pessoas com deficiência desafiam estigmas e preconceitos, mostrando ao mundo suas habilidades e talentos. As oficinas não apenas fortalecem os participantes, mas também convida a comunidade a ver além das limitações físicas, valorizando as habilidades e contribuições únicas de cada indivíduo.

Olga Kos, vice-presidente do Instituto, compartilhou sua paixão pelo impacto transformador do futsal na reabilitação: "O futsal não apenas fortalece corpos, mas também constrói espíritos resilientes. No Bola na Rede, estamos criando oportunidades para que as pessoas com deficiência se superem, celebrem suas vitórias e se unam como uma família esportiva dedicada'.