O futsal tem se revelado uma poderosa ferramenta de reabilitação e inclusão por meio do projeto "Bola na Rede – Inclusão e Saúde pelo Esporte", promovido pelo Instituto Olga. Essa iniciativa é dedicada a 60 pessoas com e sem deficiência e/ou vulnerabilidade social, a partir de 06 anos de idade, no município de São Paulo, e está transformando vidas ao proporcionar não apenas atividade física, mas também renovar a confiança e o senso de pertencimento.

Além disso, o projeto é uma iniciativa dedicada ao combate à obesidade infantil por meio do esporte. Com foco no futsal, as oficinas reúnem crianças e adolescentes de uma maneira divertida e envolvente de se exercitar, e realiza abordagens sobre bons hábitos, nutrição, saúde e bem-estar. 



A obesidade infantil é uma questão de saúde pública global que requer uma abordagem multifacetada. E esse projeto atua como uma resposta eficaz, proporcionando atividade física regular e apoio emocional. Ao envolver as crianças em atividades esportivas, o projeto reduz o risco de obesidade melhora a saúde cardiovascular, aumenta a autoestima e promove um estilo de vida ativo e saudável.

Além de beneficiar diretamente os participantes, as oficinas de futsal também tem um impacto positivo na comunidade. Ao aumentar a conscientização sobre a importância do exercício e da nutrição adequada, as atividades ajudam a criar uma cultura de saúde em toda a comunidade, incentivando famílias a adotarem hábitos saudáveis.