Em tempos digitais, na qual boa parte das atividades cotidianas são feitas em dispositivos eletrônicos – celulares, notebooks, tablets e desktops, aumenta a necessidade de incluirmos pessoas em situação de vulnerabilidade social e com deficiência na sociedade. Por isso, o Instituto Olga Kos (IOK) iniciou o projeto Bem na Foto, na capital paulista, em abril de 2022.


A proposta do projeto é promover o acesso à arte e a tecnologia por meio da fotografia com a aplicação de suas técnicas e também produções de vídeos. Ao longo de sua execução serão oferecidos workshops e ações externas monitoradas apresentando cenários históricos da cidade a partir do olhar dos beneficiários. Ao final, será desenvolvida uma exposição em que serão apresentados os materiais produzidos.



A atividade artística é um instrumento fundamental no trabalho com pessoas que tem deficiência, pois favorece a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e habilidades. A mãe da beneficiária Senielly Costa da Silva, senhora Maria Cícera Alves da Silva, emocionada disse que “o IOK é uma família, por isso, peço que não parem nunca com esse e outros projetos. Minha filha está amando o projeto Bem na Foto”. 

Já a mãe da beneficiária Fernanda Ribeiro Matos, que participa das atividades do IOK há três anos, senhora Janete Ribeiro da Silva resume o trabalho do instituto. “Realmente se pratica inclusão social aqui. Nós mães, sentirmos na pele a forma carinhosa como os profissionais do instituto tratam nossos filhos”.   

O projeto Bem na Foto tem duração total de 10 meses. Clique aqui e veja mais fotos do projeto.