O Instituto Olga Kos de Inclusão dá início as atividades do projeto "Arte Jovem – Inclusão e Cidadania". Com foco em promover a inclusão social e cultural, o projeto oferece oficinas de arte especialmente planejadas para crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos com deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social no município de São Paulo, proporcionando uma experiência enriquecedora e transformadora.

As oficinas têm como objetivo principal realizar o ensino dos trabalhos artesanais, onde será criado releituras das práticas de ofícios tradicionais, como sapateiros, tecelões, artesãos, escultores, pintores, cesteiros e etc., resgatando no processo de confecção e discussão dos conceitos, a cultura brasileira e os diversos traços que a compõem.  As oficinas possuem caráter participativo, e obedecem ao tempo e capacidade intelectual dos beneficiários.

Além do aspecto cultural, o projeto busca fortalecer a autoestima e a autoconfiança dos participantes, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados. As atividades são conduzidas por profissionais qualificados, que fornecem orientação e suporte individualizado, garantindo que todos tenham a oportunidade de se expressar livremente e desenvolver suas próprias potencialidades.

Ao final do projeto será realizado uma exposição com todas as peças criadas pelos próprios participantes.

O projeto “Arte Jovem – Inclusão e Cidadania” tem o apoio do FUMCAD, CMDCA, da Secretaria Municipal de São Paulo de Direitos Humanos e Cidadania e conta com o patrocínio das empresas: Calvin Klein, DaCarto e Foroni, onde juntos reforçam o compromisso de proporcionar oportunidades de desenvolvimento e inclusão para todos, independentemente de suas habilidades ou condições sociais.