O dashboard é uma ferramenta que pode ser entendida na prática como um painel de controle, ou seja, a partir dela é possível realizar toda a gestão de dados de um projeto, o que possibilita maior auxílio na exibição de métrica. 

Esta entrega do América Inclusiva foi fundamental para os objetivos do projeto: elaboração, desenvolvimento e implementação efetiva de iniciativas que favoreçam a inclusão laboral de pessoas com deficiência e atuação nas políticas públicas, e consistiu na identificação e envio de fontes de informações públicas para o painel de 13 indicadores do artigo 27 da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) pelo Brasil. No total, o projeto conta com 10 países participantes, que juntos, já contribuíram para o carregamento de 86 indicadores na Plataforma. 

O painel de controle do América Inclusiva também consistiu no envolvimento de pelo menos 25 pessoas das Organizações de Pessoas com Deficiência e Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outras entregas adicionais podem ser citadas, entre elas, capacitações, participações, entrevistas e materiais derivados deste desenvolvimento. 

Entenda o América Inclusiva

O projeto América Inclusiva, desenvolvido pela Fundación Saraki (Paraguai) e financiado pelo Escritório de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho (DRL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, envolvendo Paraguai e outros nove países e contou com a participação do Instituto Olga Kos, que há quinze anos atende pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Dentre as cinco entregas previstas no projeto, houve destaque para a realização da aula virtual, participação no carregamento de dados no dashboard, elaboração do informe sombra e formação do Comitê da Diversidade, assim como, visou melhorar a disponibilidade de informações sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na América Latina. A participação Brasileira no América Inclusiva, se deu por um subprojeto denominado Observatório Brasileiro de Inclusão de Pessoas com Deficiência.