Em execução desde maio de 2022, o Capoeira Inclusiva visa colocar de forma clara e objetiva os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças, adolescentes, adultos e idosos, tais como, criatividade, conhecimento, desenvolvimento de habilidades, disciplina e atividade em grupo. 

Na avaliação de Eliane das Neves, instrutora capoeira, os participantes estão mais ativos, executando movimentos básicos da capoeira e a equipe está motivada. “Tivemos cobranças de planejamento de aulas, o que fez com que as oficinas ficassem mais objetivas, dinâmicas e muito divertidas. Eu amo o trabalho que faço, juntamente com meus colegas.  Muito bacana o projeto, a alegria de todos envolvidos é contagiante”, completa.

Ao todo, serão beneficiadas 150 pessoas com e sem deficiência em situação de vulnerabilidade social da zona leste da capital paulista. Ao final, será feita uma apresentação protagonizada pelos alunos gratuita para toda comunidade.



Curiosidade

A capoeira é considerada uma grande manifestação artística do Brasil, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como património cultural brasileiro desde julho de 2008.  O estado da Bahia é o que mais pratica a modalidade por conta da forte influência africana, seguida por Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Especula-se que a palavra ‘Capoeira’ tenha origem na língua tupi-guarani e faz referência a uma área de vegetação rala ou cortada.