O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) formalizou nesta quarta-feira (01/06) que, após análise de viabilidade, a instituição disponibilizou o programa de acreditação para a certificação da Escala Cidadã Olga Kos (ECOK).

A Escala Cidadã Olga Kos é um instrumento que objetiva mensurar, a partir da identificação, monitoramento e avaliação, de como a inclusão é praticada no mercado de trabalho a partir das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições. A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos avalia-se o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão. Valorizando as empresas que reforçam seus valores e dando visibilidade para tais, de maneira a gerar casos de sucesso e exemplo a ser seguido por demais empresas.

Hoje é possível medir o ‘E’ (de ambiental) e do ‘G’ (de governança) que compõem a sigla ESG, contudo, o ‘S’ (de social) ainda não é gerido com base em métricas e medidores bem definidos e estruturados. Esta observância, por parte do IOK, deu início a execução desta métrica, através de um processo de desenvolvimento que durou, em média, 10 anos.

É importante destacar que as certificadoras que desejarem acreditar-se para oferecer este serviço às organizações interessadas em demonstrar seu nível de inclusão e receber o selo Olga Kos, poderão formalizar sua solicitação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Para isto, basta que acessem o portal: https://orquestra.inmetro.gov.br/inmetrobcweb/

Os responsáveis pelo Departamento de Pesquisa do Instituto Olga Kos reforçam que o objetivo da ECOK é propiciar instrumentos para que as empresas pratiquem e meçam o ‘S’ (de social) do ESG e, neste contexto, o propósito da ECOK é corrigir e prevenir e, não punir.

IOK promoveu uma coletiva de imprensa online para registrar a acreditação da sua Escala Cidadã pelo INMETRO. A transmissão foi via YouTube, no dia 09.06, às 10h30. Clique para assistir >> https://bit.ly/3NyFfaD

VEJA TAMBÉM: