Nas oficinas do projeto “Corpo Inclusão” do Instituto Olga Kos, é enfatizado a vital importância de contar com profissionais de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para proporcionar uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos os participantes.

O "Corpo Inclusão" visa criar espaços de aprendizado e expressão artística que transcendem as barreiras físicas e sociais. Reconhecendo a diversidade de participantes, o projeto compreende a necessidade de inclusão de pessoas com baixa audição ou com deficiência auditiva. Para garantir que todos tenham acesso pleno às atividades e trocas culturais propostas, a presença de um profissional qualificado em LIBRAS é considerada imprescindível.

A Língua Brasileira de Sinais é uma importante ferramenta para a comunicação efetiva com a comunidade surda, possibilitando o entendimento e a participação ativa em diferentes contextos. A presença de um intérprete de LIBRAS nas oficinas amplia as oportunidades de aprendizado e a interação entre os participantes, promovendo uma experiência verdadeiramente inclusiva.

Além de garantir a comunicação efetiva, a presença de um profissional de LIBRAS também destaca a importância do respeito à diversidade e a valorização da cultura surda. O Olga reforça seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo, independentemente de suas capacidades, tem o direito e o espaço para contribuir e prosperar.