Diversos materiais são manuseados pelos beneficiários do Instituto Olga Kos durante as oficinas de artes, sob orientação e observação dos instrutores de cada modalidade. No projeto Estilo Livre, que oferece oficinas de dança, um dos materiais utilizados, o plástico bolha, tem chamado atenção da Psicóloga Katia Pereira. 

“É uma das propostas que a equipe tem levado para as oficinas do projeto. Ele é permeado por alguns materiais, principalmente por plástico bolha, que vem possibilitando que os participantes experimentem a relação do próprio corpo com esse material e o espaço da oficina. No projeto, temos como norteador de trabalho a relação que se da através do corpo & espaço e espaço & corpo.



A utilização deste e de outros objetos, trouxe o desenvolvimento de maior consciência corporal, noção de espaço, aprimoramento de algumas habilidades motoras e cognitivas, principalmente atenção, concentração, o raciocínio para poder executar as atividades. “E isso auxilia muito na interação e, principalmente, na maneira como se expressam corporalmente ou na construção daquilo que eles desejam. Seja de forma individual ou coletiva”, Destaca Katia. 

A profissional revela também que houve um crescimento muito importante na demonstração da criatividade e afetividade dos participantes, não só com a equipe, que tem sido uma evolução, a cada oficina, mas também entre si. 

Sobre o Estilo Livre

O Instituto Olga Kos (IOK) desenvolve o projeto Estilo Livre na cidade de São Paulo em entidades parceiras com o propósito de fomentar a inclusão social por meio de oficinas de dança. Ao todo serão 120 pessoas, entre adultos e crianças a partir de sete anos. Serão promovidos encontros semanais com duas horas de duração por seis meses. Essa é mais uma possibilidade de acesso à cultura que o IOK propicia aos seus beneficiários.