Na última quinta-feira (31/08), o Instituto Olga Kos de Inclusão, por meio do seu Departamento de Pesquisas & Desenvolvimento, representado pelo pesquisador Roberto Gimenez, participou do seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade”, que aconteceu no Quality Hotel, em Manaus (AM).

O evento é uma iniciativa da ABRAC - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade e do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e faz parte da agenda da 31ª Reunião da Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC).

A programação do seminário contou com palestrantes renomados do Brasil e do exterior, e especialistas no tema, como integrantes do Ministério do Meio Ambiente; BNDES; FEBRABAN; do IAAC, do INMETRO, entre outros, que abordaram questões relevantes para o desenvolvimento sustentável.



O Olga, por meio do Roberto Gimenez, participou do segundo painel do seminário com a seguinte proposta: "Tecnologia para a rastreabilidade e garantia da qualidade". É importante destacar que, entre outros predicados, o pesquisador Roberto Gimenez é pedagogo, profissional de educação física, formado pela USP. O currículo dele inclui mestrado também na USP, ao qual a pesquisa teve como centralidade o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Já o doutorado, teve o tema: “Aprendizagem de habilidades gráficas de crianças com dificuldades motoras”. No Olga, Gimenez foi responsável pelo projeto de pesquisa “Protótipo Regional de Inclusão da Pessoa com Deficiência” e membro da equipe de pesquisa da OEI, Organização dos Estados Ibero-americanos, responsável pelo Índice Nacional de Inclusão. 

Para ele, participar desta ação reforça a convicção de que o instituto representa métricas que são fundamentais para assegurar a inclusão nas empresas.  Sobre sua participação no seminário “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade”, Gimenez concluiu que “O evento contribuiu de forma significativa para a consolidação do social no sistema de avaliação do ESG. Também serviu ao propósito de difundir uma métrica de avaliação centrada na dimensão social. Será de grande valia para políticas inclusivas no âmbito das organizações”.