O Instituto Olga Kos (IOK), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), ANUP e o Pátria Voluntária estão recrutando estudantes interessados em participar da coleta de dados primários do Projeto de Pesquisa para o Desenvolvimento de um Índice de Inclusão de Pessoas com Deficiência, instrumento inédito no país que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Olga Kos (IOK) desde 2019.

                                                                      CLIQUE AQUI E PARTICIPE 

O objetivo do índice é analisar a condição de inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, bem como identificar as variáveis que compõem a inclusão deste público para fundamentar a formulação e o monitoramento eficiente de políticas públicas.

“Não temos ainda uma métrica social capaz de medir a inclusão das pessoas com deficiência no país. O índice será importante para preencher essa lacuna”, relata o presidente do IOK, Wolf Kos, ao lembrar que esta temática está sendo muito discutida pela ONU dentro da Agenda 2030, que fala dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 21 anos completos, estar regularmente matriculado e cursando a partir do 4º semestre nos cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde ou Engenharia de Produção. Outro requisito será o Domínio do pacote MS Office. Quem preencher o formulário deve encaminhar os documentos de comprovação universitária para: nmonaco@iok.company.

Sobre o IOK

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos (IOK) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou física e, também, abre espaço para pessoas sem deficiência em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e a inclusão.

Ao traçar sua rota, o IOK acompanha a trajetória do beneficiário e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok).

Os principais objetivos dos projetos são: estimular a autonomia e o desenvolvimento social da Pessoa com Deficiência por intermédio de suas práticas; melhorar a qualidade de vida, ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes e desenvolver valores como cooperação e solidariedade.