Atividade promovida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade com o objetivo de provocar reflexão e compartilhar vivências entre defensores da causa

O presidente do Instituto Olga Kos (IOK), Wolf Kos, prestigiou a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down no evento “Você nos Vê?” que contou com diversas atrações musicais, de dança, esportes e, ainda, contação de histórias. Este foi um lindo encontro entre autoridades, personalidades e instituições que trabalham em prol dos direitos e desenvolvimento autônomo da pessoa com deficiência. Entre os presentes estavam, por exemplo, a atriz Joana Mocarzel que ficou conhecida quando interpretou (em 2006) a personagem Clarinha na novela da TV Globo, ‘Páginas da Vida’; Dudu Carvalho, o primeiro artista com Síndrome de Down a gravar um DVD (à frente da ONG Mano Down) e a atriz, escritora e influenciadora digital, Tathi Piancastelli.

A equipe das oficinas de karatê e taekwondo do Departamento de Esportes do IOK abriu as apresentações do “Você nos Vê?” por meio da apresentação dos instrutores e beneficiários Ranieri Couto dos Anjos, Monica Rocha dos Santos, Keite Takahasi Katsuoka e Márcio Glauber Del Nero. A abertura contagiou a plateia distribuída em três auditórios do primeiro ao terceiro andar.

Outra atração que encerrou o evento foi realizada pela Cia Circodança Suzie Bianchi que apresentou em um só espetáculo três grandes artes: o circo, a dança e o teatro. O elenco é composto por artistas circenses e bailarinos com e sem deficiência.

Presente no evento também estava a secretária da SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência) Silvia Grecco, que destacou o trabalho realizado pelo Instituto Olga Kos e a parceria com a instituição afirmando: “o IOK faz um trabalho maravilhoso a estas crianças lindas, a todos vocês que participam, o meu carinho e amor, a minha gratidão por vocês existirem, assim vocês tornam o mundo mais justo, inclusivo e muito mais bonito”, concluiu.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março (criado para lembrar a importância dos debates em torno da síndrome de Down) é uma alusão à trissomia do cromossomo 21 (condição genética causada pela presença de 3 cromossomos 21 e causadora da Síndrome de Down). O Instituto Olga Kos preparou uma agenda de celebração para esta data com atividades como o Cinema Inclusivo (em parceria com a ABRAPLEX e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) que, na ocasião, ofereceu a pessoas com a síndrome e acompanhantes ingressos (cortesia) nos cinemas da UCI, Cinemark, Cinépolis e Cinesystem; o evento “Você nos Vê?” que contou com o apoio da SMPED e a participação da equipe de esportes do IOK; a Corrida e Caminhada pela Inclusão – Ano VIII que ocorrerá na capital paulista em 27/03 e, por fim, a exposição “Olhares e Releituras” que acontece no MAR (Museu de Arte do Rio).

Leia também: https://institutoolgakos.org.br/iok-divulga-programacao-dedicada-ao-dia-internacional-da-sindrome-de-down/

Saiba mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=326460