Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) desenvolve diversos projetos artísticos para atender crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

O IOK irá lançar o livro Olhares e Releituras que pretende reunir mais de 34 releituras feitas ao longo destes 15 anos pelos participantes do IOK.

A publicação está acoplada à uma exposição que acontecerá no Rio de Janeiro.

Ao todo serão retratadas 17 obras com a curadoria do jornalista, escritor e crítico de arte, Jacob Klintowitz, que já foi curador de várias mostras, entre elas “A Ressacralização da Arte”, realizada no Sesc Pompéia, “Um Século de Escultura no Brasil”, apresentada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), “Formas e Ritmos da Arte Brasileira”, no Museu de Charlottenborg, Dinamarca e “Victor Brecheret”, mostra de inauguração do Museu Brasileiro de Escultura.

Para a coordenadora do departamento de Artes, Silvia Regina de Liz Souza, “o aumento de repertório é uma das grandes conquistas para os que entram nos projetos do IOK. Segundo a observação das equipes, os participantes desenvolvem principalmente a ‘concentração’ durante as oficinas, uma habilidade comumente generalizável a outras atividades da vida e essencial para a preparação ao trabalho.