O Instituto Olga, renomado por suas iniciativas pioneiras na promoção da inclusão e acessibilidade no Brasil, promove o projeto "Judô - Esporte & Cidadania" com oficinas de judô para 60 adolescentes e adultos com e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social, no município de São Paulo. Este programa visionário tem desempenhado um papel fundamental na promoção do respeito à diversidade, utilizando o judô como ferramenta para unir pessoas de todas as habilidades e origens.

O "Judô - Esporte & Cidadania" é um exemplo notável de como o esporte pode ser um veículo poderoso para fomentar o respeito à diversidade e a inclusão social. O projeto se destaca por vários aspectos distintivos:

Inclusão de Todos: O judô é praticado por pessoas de todas as idades e habilidades, garantindo que todos tenham a oportunidade de se envolver no esporte, promovendo a inclusão.

Aprendizado do Respeito: Além das técnicas de judô, os participantes aprendem valores essenciais, como respeito, disciplina e empatia, que são aplicáveis não apenas no tatame, mas na vida cotidiana.

Compreensão Mútua: O projeto cria um ambiente onde pessoas de diferentes origens se encontram e aprendem a respeitar e valorizar as diferenças culturais, étnicas e de habilidades.

Desenvolvimento de Cidadãos Engajados: O "Judô - Esporte & Cidadania" tem um foco contínuo no desenvolvimento de cidadãos responsáveis e engajados, que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas e táticas do Judô, fortalecendo suas habilidades esportivas, bem como, fortalecendo autoconfiança, disciplina e trabalho em equipe, possibilitando um aprendizado dinâmico e interativo, com profissionais capacitados para as atividades. 

Além disso, possui como evento final uma apresentação de golpes e técnicas aprendidas pelos participantes, aberto a comunidade do entorno, familiares, amigos e demais interessados.