Ao utilizar o Selo LIE os premiados incentivam outras pessoas a participarem de iniciativas em prol do esporte brasileiro



A instituição acaba de obter mais um reconhecimento por sua atuação em prol da inclusão social. Trata-se do Selo LIE (Lei de Incentivo ao Esporte) que tem como objetivo reconhecer proponentes, projetos e patrocinadores que desenvolvem projetos esportivos. Tais práticas precisam ter como mote, sobretudo, a inclusão social. Neste caso específico, o projeto que obteve o reconhecimento por meio do "Selo Proponente – Categoria Prata” foi o “Inclusão a toda prova – Corrida e caminhada em comemoração ao dia internacional da Pessoa com Deficiência”, o evento esportivo que já se tornou tradicional e alcançou sua oitava edição em 2022, tem levado, anualmente, milhares de pessoas às ruas da capital paulista.

A avaliação que levou o Olga Kos à obtenção do "Selo Proponente – Categoria Prata” se baseou em análises que levaram em conta aspectos como execução de projetos nas três manifestações esportivas da LIE (educacional, participação e rendimento); execução de tais projetos para setecentos beneficiários e comprovação do atendimento aos três ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Além destes, a avaliação favorável feita no parecer final de cumprimento do objeto de todos os projetos (executados há cinco anos) também foi considerada. 

É importante notar que entre os 17 ODS elencados pela ONU e integrantes da Agenda 2030 que estabeleceu, em 2015, um plano de ação para (entre outras metas) erradicar a pobreza e proteger o planeta, o Olga Kos, desde sua fundação há mais de 15 anos, tem implementado projetos em oito áreas correlacionadas, entre as quais estão a erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

O presidente do instituto, Wolf Kos, observou que já é conhecido o poder do esporte enquanto ferramenta de inclusão social que promove a convivência e o crescimento pessoal. O recebimento do Selo LIE reforça os propósitos do Olga Kos, bem como, dá mais instrumentos para que estes propósitos sejam alcançados.