O Instituto Olga Kos em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC) promove com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que irá sediar o evento, o 2º Summit de Responsabilidade Social que ocorrerá no dia 25 de novembro de 2022, das 8h às 12h30, na Rua Boa Vista, 51, centro da capital paulista.

No mês de novembro acontecem agendas fundamentais relacionadas ao aspecto social (o ‘S’ da sigla ESG): o Dia do Empreendedorismo Feminino e o Dia da Consciência Negra. Afinal, empresas lideradas por mulheres são mais inclusivas, segundo estudos, tendo em vista que muitas pessoas empreendem por necessidade e não por oportunidade, ou seja, embora tenham a devida qualificação, elas se deparam com um mercado que não as acolhe. Outro dado aponta que quase metade dos lares brasileiros são chefiados por mulheres.  Já em relação à segunda data, este é um debate social que integra toda a sociedade brasileira e, por isso, está além das discussões do meio corporativo, no entanto, a transformação também se dá no mercado e nas relações de trabalho.

Vale ressaltar que a primeira edição do Summit aconteceu na FecomércioSP e espaços como este e como o da Associação Comercial (local desta segunda edição) são, segundo a organização do evento, ambientes que ampliam os objetivos propostos pela Escala Cidadã Olga Kos.

A Escala Cidadã Olga Kos foi disponibilizada para o programa de acreditação para a certificação junto ao INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e atestada pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos.

É importante destacar ainda que esta métrica é um instrumento que objetiva mensurar, a partir da identificação, monitoramento e avaliação, como a inclusão é praticada no mercado de trabalho a partir das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições. A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, avalia-se o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças que possam existir entre os colaboradores, sejam elas questões de gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator que possa ser visto como de exclusão.

Para a presidência do Olga Kos “mais do que a receptividade (do mercado de trabalho), ao reunir agentes do primeiro, segundo e terceiro setor no I Summit, concomitantemente a outras ações, o Instituto Olga Kos conseguiu levantar um questionamento dentro de grandes organizações”. A ideia é, portanto, sequenciar esta provocação em busca de ambientes mais ou verdadeiramente inclusivos. “Por fim, o que a ECOK pretende é valorizar as empresas que reforçam suas práticas inclusivas, apontando lacunas que precisam ser aprimoradas para que a inclusão social ocorra de forma efetiva”, conclui Wolf Kos, presidente da instituição.

PROGRAMAÇÃO
 
8h – Credenciamento 
 
8h30 - Welcome Coffee 
 
9h - Abertura/ Vídeo Institucional
 
9h10 - Sr. Wolf Kos – Presidente do Instituto Olga Kos 
 
9h20 – Sr. Masao Ito – Superintendente da Abrac 
 
9h30  – Sr. Aldoney Costa - Coordenador-geral de Acreditação INMETRO
 
9h40 – Telma Teixeira – Coordenadora de Projetos da OEI Brasil
 
9h50 -  Pesquisadores do Instituto Olga Kos – Processos Metodológicos e Pesquisas 
 
10h10 - Coffee Break
 
10h30 – Cleriane Lopes Denipoti - Assessora especial da superintendência da Abrac – Manual da Escala e esquema de certificação
 
11h00 - Débora Paiva - Especialista ESG  
 
11h30 - Dúvidas
 
12h30 - Encerramento

Serviço

2º Summit de Responsabilidade Social
Local: Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
Data: 25/11
Horário: entre 08h e 12h30
Local: Rua Boa Vista, 51, Centro, São Paulo (capital)