Instituição é reconhecida pelo seu trabalho em prol da inclusão através de condecorações representativas feitas por entidades públicas

Trata-se de selos e/ou prêmios que visam identificar atores que merecem ser distinguidos por seu trabalho de alto impacto social. Entre eles, podemos destacar que pelo terceiro ano consecutivo, o Olga Kos recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. No caso, o projeto contemplado foi o “Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão”.  A instituição também foi contemplada com o Programa Selo Igualdade Racial. Este reconhecimento aconteceu durante a II Expo Internacional do Dia da Consciência, evento que marcou o Mês da Consciência Negra celebrado em novembro.

Outra premiação que merece ser destacada foi o Prêmio Brasil Mais Inclusão 2022, nesta ocasião, o presidente do Olga Kos, Wolf Kos, recebeu o prêmio na Câmara dos Deputados, em Brasília. Este prêmio visa reconhecer entidades ou personalidades que realizaram ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou que sejam, elas mesmas, exemplos de superação.  Já na Operação Acolhida, iniciativa pública que visa acolher imigrantes venezuelanos, o Olga doou vários equipamentos de apoio para pessoas com deficiência que se encontram entre os refugiados daquele país que vivem no Brasil. O Selo de Acessibilidade Digital foi outra distinção concedida pela Prefeitura da Cidade de São Paulo em conjunto com a Comissão Permanente de Acessibilidade para sítios e portais eletrônicos.  O selo é um reconhecimento para plataformas institucionais que cumprem os critérios de acessibilidade estabelecidos. 

Por fim, o Olga Kos também foi indicado ao Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, em um evento que homenageou profissionais do setor cultural que se destacaram em várias categorias por suas realizações, o presidente do Olga Kos, Wolf Kos, ficou entre os cinco indicados na categoria “Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura”. Ressalte-se que a Ordem do Mérito Princesa Isabel, concedida pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, foi outra condecoração recebida pelo Olga Kos este ano. Neste caso, o reconhecimento se deve aos notáveis serviços prestados na promoção e defesa dos Direitos Humanos.  

Desde a sua fundação, há mais de 15 anos, até hoje, o Olga Kos soma os seguintes números: 29.164 pessoas beneficiadas, sendo 13.430 em projetos esportivos e 15. 735 em projetos artísticos. Durante o ano de 2022, o Olga somou 1.940 beneficiários em projetos esportivos e 3.119 em projetos artísticos.

Vilma dos Santos, mãe de José Guilherme dos Santos, diagnosticado com Síndrome de Down, ressalta: “Meu filho teve depressão porque sofria bullying na escola, se isolou, mas, ao frequentar o projeto do Olga Kos, recuperou o interesse pela convivência”. Já outra mãe, Juciara, mãe do beneficiário Eduardo, também destaca o aprendizado que o filho obteve ao participar das atividades desenvolvidas pela Instituição: “Meu filho aprendeu muito sobre mapas e caminhos, sobre semáforos, sinais, placas de rua, de museus, de ônibus... Todos os símbolos e sinais que orientam as pessoas nas ruas e outros locais, tudo que há numa cidade grande e até o que não tem numa cidade pequena, mas que precisamos saber por lei a lidar e respeitar, tudo ele aprendeu graças ao apoio do Olga Kos”, salienta.  A vice-presidente, Olga Kos, declarou que:  “ler estes depoimentos me motiva a fazer cada vez mais”.