A primeira edição das provas Corrida e Caminhada Pela Inclusão Olga Kos e Inclusão a Toda Prova – Corrida e Caminhada foram realizadas em 2015. Desde então, os eventos criados para incentivar a prática esportiva e também para promover a inclusão social, se tornaram uma tradição do calendário de corridas de rua da capital paulista.

Todos os anos, elas acontecem no Obelisco do Ibirapuera em distâncias de 6,1Km e 10Km, e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (comemorado em 21 de março) e Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (comemorado dia 03 de dezembro), respectivamente e reúnem em média 18 mil inscritos.

Pois, agora, as tradicionais corridas de rua também fazem parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

O fato em questão foi anunciado pelo vereador e autor do projeto, Thammy Miranda, durante encontro que marcou a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down promovido em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência na Praça das Artes, localizada no centro histórico de São Paulo. 


Ressalte-se que a publicação que já consta no Diário Oficial do município feita em 20 de março e 05 de maio e destaca a alteração realizada na Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para “incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, e a Inclusão a Toda Prova — Corrida e Caminhada em homenagem ao Dia da Pessoa com Deficiência”.

Para o presidente do Olga, Wolf Kos, esta é uma conquista de todas as pessoas com deficiência, bem como seus responsáveis, familiares e amigos: “a história de 16 anos do Olga Kos marca a história da inclusão no Brasil, a cada avanço uma multidão de beneficiários celebram sendo contemplados juntamente com seus genitores, responsáveis, amigos, entre outros. Mesmo quem não é participante direto do instituto vivencia e sente os efeitos destes progressos que são um símbolo de uma sociedade que a cada dia está mais ávida por inclusão e diversidade”.