A inclusão é um tema de extrema importância na sociedade atual, e quando se trata de pessoas com deficiência, é fundamental oferecer oportunidades para que elas se sintam parte ativa da comunidade. Nesse contexto, as oficinas gratuitas de futsal do projeto Bola na Rede – Inclusão e Saúde pelo Esporte, organizadas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão têm desempenhado um papel crucial na promoção da inclusão e no desenvolvimento pessoal de cada beneficiário.

O Olga, reconhecido há 16 anos pela sua atuação na área da inclusão social, tem como objetivo principal proporcionar acesso à cultura, ao esporte e à educação para pessoas com deficiência e/ou vulnerabilidade social. Por meio das oficinas de futsal, é promovido a igualdade de oportunidades, permitindo que todos tenham acesso a atividades esportivas de qualidade, independentemente de suas limitações.



As oficinas são completamente gratuitas e abertas para pessoas a partir dos 06 anos de idade e com diferentes tipos de deficiência no município de São Paulo. O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, pois estimula o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. Além disso, o futsal em particular é uma modalidade que permite adaptar-se facilmente às necessidades individuais de cada jogador.

O foco não está apenas na prática do futsal, mas também no desenvolvimento de habilidades sociais, trabalho em equipe e autoconfiança e os instrutores são profissionais qualificados e experientes, que entendem a importância de proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos e durante as oficinas, são oferecidos treinamentos específicos, adaptados às habilidades e capacidades de cada beneficiário.