Projeto atende pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social

O Judô se trata de uma arte marcial com origem japonesa e popular ao redor de todo o globo. Se tornou esporte olímpico em 1964, e desde então faz parte da mais importante competição esportiva do mundo. As primeiras academias surgiram no Brasil em 1920, na cidade de São Paulo, e com o passar do tempo foi criada a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Em 2012, alcançou a posição de esporte brasileiro com maior número de medalhas nos jogos olímpicos.

Tendo em vista toda a importância social que acompanha a história do Judô no Brasil e no mundo, o Instituto Olga, que preza pela inclusão social através da cultura e do esporte, criou a oficina Judô e Inclusão, que leva a atividade física para pessoas com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

O projeto está em andamento desde o ano passado, tendo iniciado há alguns meses e com previsão de encerramento para o segundo semestre de 2023. As oficinas já passaram pelo primeiro estágio, onde os participantes se adaptaram com seus colegas e instrutores, e agora estão avançando para movimentos mais complexos nesta retomada.