O Instituto Olga Kos, no mês de março, promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da síndrome de Down, entre elas, a oficina Ginga e Gestos em parceria com a instituição Nova 4E localizada no bairro Bresser/ Mooca zona leste de São Paulo.

A atividade que é realizada semanalmente teve o privilégio de acontecer exatamente no dia 21 de março, data que em alusão a trissomia do cromossomo 21 celebra o Dia Internacional da síndrome de Down.

A oficina teve um “clima” de festa já que no mesmo dia o IOK promovia o Cinema Inclusivo onde pessoas com síndrome de down tiveram acesso gratuito as salas de exibições, e diversas outras atividades de comemoração.

Sobre a oficina Ginga e Gestos

O Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão é um projeto oferecido pelo Instituto Olga Kos que com oficinas de capoeira em formato híbrido (presencial e à distância) como meio de garantia de acesso de pessoas com e sem deficiência, ou em situação de vulnerabilidade social.

Crianças a partir de 06 anos, jovens e adultos podem participar das aulas que acontecem na Mooca, Zona Leste de São Paulo, de segunda a quinta entre janeiro e novembro de 2022.

A realização das oficinas contemplará 96 participantes, divididos em 08 turmas de 12 participantes em cada turma. Cada turma terá 01 encontro semanal com 01h00 (uma hora) de duração, em 10 meses de atividades práticas. A finalização do projeto contará com uma apresentação de capoeira, como forma de demonstração das técnicas aprendidas.

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.