No mundo do karatê, as faixas coloridas desempenham um papel significativo, indo muito além de meros adornos. Cada cor representa uma etapa na jornada do praticante, refletindo não apenas o seu progresso técnico, mas também o crescimento pessoal, disciplina e dedicação. O sistema de graduação de faixas coloridas é uma tradição rica, que encoraja os praticantes a atingirem metas e a se aprimorarem continuamente.

Faixa Branca (Kyu Ranks): a faixa branca, o ponto de partida, simboliza a pureza e a inocência. É usada pelos novos estudantes, representando o começo da jornada no karatê.

Faixa Amarela: a faixa amarela representa a terra onde a semente (o praticante) foi plantada pela primeira vez. É um símbolo do nascimento de uma nova habilidade e conhecimento.

Faixa Laranja: a cor laranja simboliza o nascer do sol, representando a energia que cresce dentro do praticante. É um estágio intermediário, onde a técnica começa a florescer.

Faixa Verde: a faixa verde representa o crescimento e o desenvolvimento contínuo, simbolizando as plantas que crescem forte e saudável. É um estágio de maturidade técnica.

Faixa Azul: a cor azul representa o céu, indicando que o praticante está se aproximando dos altos níveis de habilidade. É um estágio onde a habilidade técnica se funde com a mente e o corpo.

Faixa Marrom: a faixa marrom é um símbolo de maturidade e estabilidade. Representa a terra fértil, onde as raízes da habilidade técnica estão firmemente plantadas.

Faixa Preta (Dan Ranks): a faixa preta é um marco de respeito e autoridade. É um símbolo de maestria, alcançado apenas após anos de dedicação, prática e compreensão profunda dos princípios do karatê.

A jornada para alcançar a faixa preta é longa e desafiadora, exigindo não apenas habilidade física, mas também perseverança, disciplina e humildade. Cada cor representa uma etapa fundamental, celebrando não apenas o progresso técnico, mas também os valores essenciais de respeito, perseverança e autocontrole que são fundamentais para os verdadeiros praticantes desta arte marcial.

E com o objetivo de celebrar essa arte marcial histórica, o Instituto Olga promove o projeto “Karatê Para a Inclusão” com oficinas gratuitas que atende, durante 10 meses, 250 beneficiários sendo eles crianças, adolescentes, jovens e adultos com e sem deficiências e/ou situação de vulnerabilidade social, no município de São Paulo.