A atividade de conclusão das oficinas que aconteceram online teve a exibição de um vídeoarte com os beneficiários do Instituto Olga Kos. A iniciativa proporcionou experiências culturais, por meio de oficinas de artes plástica e música sob o tema “seres imaginários”. As ações deste projeto buscaram explorar o imaginário imprimindo sonoridades, ritmos, texturas, cores e movimentos das pessoas com e sem deficiência em vulnerabilidade social.

O projeto composto por uma equipe multidisciplinar previu um Intérprete de Libras que para além de traduzir as oficinas, pôde interagir com todos os beneficiários e ensiná-los sinais básicos do idioma,  independente da necessidade ou não do intérprete.

Os participantes puderam integrar uma regência musical sendo conduzida pelos instrutores de música, através do alfabeto manual em Libras, um ponto de destaque entre as inúmeras atrações proporcionadas. A instrutora mostrava o sinal em Libras e os inscritos faziam a vocalização da letra e assim formou-se uma inédita performance.

A ideia de utilizar a Libras dentro de um projeto musical e artístico foi explorar o visual-gestual do idioma.

A apresentação final aconteceu no dia 23. A equipe produziu um videoarte aglutinando as pinturas, os sons e vocalizações que foram trabalhados nas oficinas, o filme sintetizou todo o processo desenvolvido junto aos participantes. É importante destacar que a vocalização dos próprios participantes se tornou uma música/trilha sonora.

Para a intérprete de Libras, Karina da Silva Costa, a união entre Libras e artes trouxe resultados que superaram expectativas: “muito gratificante ensinar os sinais básicos do idioma da Libras, como sinais de cores, animais e vogais. Os beneficiários e os seus familiares incorporaram no dia a dia os cumprimentos “bom dia”, “boa tarde”, entre outros, o sinal de gostar e não gostar quando trabalhamos ritmos e tipos de sonoridade…

Foi gratificante porque se percebe que muitos dos beneficiários estão desenvolvendo a fala, e ensinar Libras é como se tivéssemos proporcionado uma outra possibilidade deles se comunicarem a partir do gestual, corporal e visual. Enxerguei muitas possibilidades ao desenvolver Libras dentro de um projeto de artes”, conclui a intérprete.