A sensibilidade, o aprendizado e o potencial de pessoas com Síndrome de Down de um lado; a importância de um artista plástico renomado como Inos Corradin de outro. Assim será a exposição realizada pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que começa no próximo dia 29, na Cinemateca Brasileira. Resultado das oficinas inspiradas na obra do artista, com participação dele, inclusive, a mostra ficará em cartaz até o dia 9 de agosto.

As oficinas de arte são um sucesso no Instituto Olga Kos, que atende pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down. A cada módulo, um artista plástico renomado é convidado para participar das oficinas, passando um pouco de suas técnicas aos arte-educadores e aos alunos do IOK. Como resultado, temos belíssimos trabalhos, alguns dignos de serem chamados de obras de arte. “Os alunos elaboraram seus trabalhos com estilo e dedicação. A equipe permaneceu muito integrada, e isso refletiu bastante nas telas que foram produzidas. Uma grande diversidade de pinturas”, explica a artista plástica Rebbeca Nitta, que deu continuidade à oficina inspirada em Inos.

Já participaram do projeto artistas como Cláudio Tozzi, Gregório Gruber e Ivald Granato, entre outros. “Para mim, foi muito gratificante, eu me senti muito bem, porque dei um pouco de alegria a eles e eles a mim”, conta Inos sobre a oficina com os alunos. Segundo ele, alguns têm potencial para as artes plásticas. “Foi uma experiência que eu nunca tinha tido e que, para mim, foi muito importante. Quando quiserem, eu vou novamente”, completa o artista.

No dia 6 de agosto haverá o lançamento do livro, também na Cinemateca, sobre todo esse trabalho com inspiração nas obras de Inos Corrandin, O Ilusionista na Estrada, por Jacob Klintowitz. “A iconografia do artista está centrada na paisagem e na figura humana quando travestida na sua função poética de propiciadora de lirismo, o que explica a quantidade de atores, músicos, malabaristas, trajes característicos, instrumentos musicais, cenas teatrais”, explica Klintowitz, sobre Inos Corrandin.

 

Exposição: de 29 de julho a 9 de agosto, das 10h às 22h, na Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. Entrada gratuita.

Lançamento do livro Inos Corrandin – O Ilusionista na Estrada:  Dia 6 de agosto, das 19h às 22h, na Cinemateca Brasileira –Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. Entrada gratuita.