Mesmo com receios por conta da pandemia e os cuidados preventivos com uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel e higiene, a participação dos beneficiários no projeto “Tatame – Artes Marciais para Todos” foi positiva. É o que garante o Instrutor de taekwondo do IOK, Ranniere Couto dos Anjos, que acompanhou as oficinas durante os oito meses de realização. “Todos entenderem e viram que dava para participar e encerramos com chave de ouro”, comemora. 

Ranniere destaca que no decorrer das atividades as coisas foram acontecendo e melhorando. “Os participantes colheram as estratégias traçadas e no final foi extremamente gratificante ver o resultado e o benefício que o projeto ocasionou para eles e também para toda a equipe envolvida.  Terminamos, neste mês de abril, com o sentimento de dever cumprido. Foi bonito, positivo”, completa. 


Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC e Instituto Olga Kos, o Projeto “Tatame – Artes Marciais para Todos” utilizou oficinas de Taekwondo como meio de garantia de acesso de crianças e adolescentes, com e sem deficiência, ou em vulnerabilidade social por meio do esporte e da cultura dentro de seus territórios, com a promoção do direito à vida comunitária e fomento à diversidade.

A realização das oficinas de Taekwondo contemplou 60 participantes divididos em 04 grupos de 15 pessoas. Cada turma teve 01 encontro semanal com 01h de duração, em 06 meses de atividades práticas. A finalização contou com uma apresentação de Taekwondo, onde os participantes puderam demonstrar os golpes aprendidos no âmbito das oficinas.