Dez mães de participantes das oficinas de artes e esportes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) serão homenageadas neste sábado, dia 07, na véspera do Dia das Mães. Elas estarão com outras 40 mães de instituições filantrópicas e assistenciais da cidade de São Paulo participando de uma trade musical, no Terraço do Edifício Martinelli, no centro, a partir das 15h30. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A tarde musical terá a trilha sonora comandada pela Banda “O Verso Obsceno”, que conta com a participação especial do Secretário Adjunto Dudu Braga. Haverá ainda uma apresentação de ballet que promete emocionar a todos os convidados. Três bailarinos com Síndrome de Down, do “Movimentarte”, dançarão com suas respectivas mães. O encontro das 50 mães com a Secretária Municipal Marianne Pinotti, tem como objetivo promover a interação das mães de pessoas com deficiência, além de proporcionar um momento de diversão para todos.

 Sobre o Instituto Olga Kos 

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. O Instituto Olga Kos conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos.

 As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. 

Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.