Com o objetivo de levar inclusão social através do esporte, o Instituto Olga, organização sem fins lucrativos lança o projeto “Maculelê - Capoeira Inclusiva”. A iniciativa, que terá início em outubro, oferecerá oficinas gratuitas de capoeira para pessoas com e sem deficiência, e/ou vulnerabilidade social no município de São Paulo.

As atividades serão ministradas por professores especializados em atender pessoas com deficiência, e serão adaptadas de acordo com as necessidades de cada aluno. O objetivo do projeto é promover a autonomia, a autoestima e a inclusão social por meio do esporte.

A capoeira é uma arte marcial, um esporte e também uma expressão cultural. É uma atividade física completa que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e habilidades, dessa forma o Olga acredita que a capoeira é uma poderosa ferramenta que promove a diversidade e acolhimento de todos os grupos de pessoas.

O projeto “Maculelê - Capoeira Inclusiva” atenderá 784 beneficiados e possui como produto final, uma apresentação das técnicas de capoeira aprendidas pelos participantes durante os 12 meses de atividades, para a comunidade do entorno, familiares, amigos e demais interessados, junto de uma série de apresentações entre os beneficiários.