De 14 de agosto a 03 de setembro o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) inaugura a exposição "Olga — 15 anos de Inclusão". O evento celebra a trajetória do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural e seu impacto no cenário da inclusão social no Brasil.

Ao longo de seus anos de atuação, o instituto se consolidou como uma referência na promoção de políticas públicas inclusivas e na conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência, impactando aproximadamente 24% da população brasileira, ou seja, mais de 45 milhões de indivíduos, conforme dados do IBGE. Portanto, conhecer a história do Olga é se aprofundar na história da inclusão no país, e nos avanços da pessoa com deficiência.

A relevância do Olga vai além das fronteiras do próprio instituto e sua história se entrelaça com o impacto social que segue promovendo: além de sua contribuição ativa na formulação de políticas de inclusão e acessibilidade, o instituto fomentou a conscientização, mobilização e engajamento de toda a sociedade. Sua ampla abordagem transcendeu as barreiras, alcançando não apenas as pessoas diretamente afetadas, mas também aqueles que abraçaram a missão de promover uma sociedade mais justa e acolhedora.

A exposição "Olga— 15 anos de Inclusão" proporciona uma oportunidade única para os visitantes conhecerem a trajetória da instituição. Destacando realizações, desafios superados e prêmios conquistados desde a sua fundação.

Por meio de sons, imagens, figurinos, obras de artistas e participantes das oficinas, a exposição convida o público a embarcar em uma jornada pela história do Olga e seu legado, inclusive, com obras táteis. A mostra é um convite à reflexão e àconscientização.

Este projeto inclui o lançamento do livro no dia 28 de agosto no MAB FAAP às 19 horas. O estudo também intitulado, "Olga— 15 anos de Inclusão" traz o texto desta importante obra escrita pelo Olga, seus colaboradores, beneficiários e todos que abraçaram esta causa. 

SERVIÇO

Exposição: "Olga — 15 anos de Inclusão".
Data: 14 de agosto a 03 de setembro de 2023
Local: MAB FAAP — R. Alagoas, 903 — Higienópolis.
Horário: Todos os dias, das 10h às 18h, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados)
Lançamento do livro: 28/08 às 19 horas.

Sobre o MAB FAAP

Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2016, foi criada a Coleção Moda-MAB que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.