O Instituto Olga realiza oficinas gratuitas para pessoas com e sem deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social, no município de São Paulo, por meio do projeto "Judô - Esporte e Cidadania", com a  promoção da cidadania entre jovens e crianças de comunidades desfavorecidas. Este projeto incentiva valores essenciais que transformam atletas e cidadãos exemplares.

Inclusão e diversidade: o projeto é uma fonte de inclusão, proporcionando acesso igualitário ao esporte para jovens de diferentes origens e condições socioeconômicas. O judô é uma ferramenta poderosa que quebra barreiras e cria um ambiente onde a diversidade é celebrada e respeitada.

Educação para a cidadania: além do treinamento físico, o programa enfatiza valores como respeito, disciplina, trabalho em equipe e autocontrole. Esses princípios aprimoram habilidades esportivas e moldam jovens cidadãos responsáveis, preparando-os para um papel construtivo na sociedade.

Redução da violência e criminalidade: o judô promove a resolução pacífica de conflitos, reduzindo a agressividade e a violência entre os participantes. Ao fornecer uma saída construtiva para a energia, o projeto contribui para a redução da criminalidade, criando um ambiente mais seguro e harmonioso nas comunidades locais.

Empoderamento e autoconfiança: ao dominar as técnicas do judô, os participantes desenvolvem a autoconfiança. Esse empoderamento é fundamental para que eles enfrentem desafios, estabeleçam metas e sigam adiante com determinação, contribuindo assim para o seu próprio desenvolvimento e o progresso da sociedade em geral.

O  "Judô - Esporte & Cidadania" do Olga é um exemplo inspirador de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa. O Olga continua comprometido em moldar futuros líderes e cidadãos exemplares por meio do judô, transformando vidas e comunidades no processo.