IOK recebe comitiva do Vaticano em São Paulo
30 Junho, 2016 por Equipe IOKInstituição brasileira está entre as 12 entidades convidadas pelo Papa Francisco para integrar um programa mundial de educação pela cultura
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) recebeu, na terça-feira (28/06), uma comitiva do Scholas Occurrentes, uma instituição idealizada pelo Papa Francisco. José María del Corral, presidente mundial da instituição, e Belén Aldazabal, assistente da presidência, vieram a São Paulo para conhecer de perto o trabalho do IOK, com o intuito de replicá-lo pelo mundo. Durante a visita, eles conheceram algumas das oficinas de artes e de esportes do Instituto, que atende cerca de 3 000 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, na cidade de São Paulo.
Em fevereiro deste ano, Wolf Kos, presidente do IOK, e sua esposa Olga Kos, vice-presidente do Instituto, tiveram um encontro com o Papa Francisco no Vaticano. “Estamos muito honrados em fazer parte de um programa idealizado pelo papa, um líder mundial preocupado com a inclusão de todos, seja qual for sua etnia, religião ou desenvolvimento intelectual. Ele, assim como nós, acredita no respeito à diversidade para que todos possam conviver em paz”, disse Wolf Kos.
Ao todo, 12 entidades foram escolhidas pela Santa Sé para formular o chamado “pacto educativo”, que prevê a criação de um novo conceito de educação que irá servir de modelo para o mundo. A proposta da Igreja é de que, ao longo do ano, seja feito um intenso intercâmbio entre as entidades que participam do programa. “Muito se fala, mas pouco se faz para mudar a educação no mundo”, disse José María del Corral. “Estamos aqui para derrubar muros. Temos a necessidade de fazer com que a educação caminhe por meio da arte, do esporte e da tecnologia. E o Brasil tem a alegria, o entusiasmo e o comprometimento que precisamos para formar essa ponte”.
Presente em mais de 190 países, o Scholas Occurrentes promove a cultura e a integração social por meio da tecnologia, do esporte e da arte. Uma nova visita da comitiva é esperada até o final do ano — desta vez, para um encontro de jovens.
Sobre o Instituto Olga Kos
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 2.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão abrir canais de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, promover a inclusão social e cultural destas pessoas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento motor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício a arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.
Sobre o Scholas Occurrentes
O Scholas é uma organização internacional aprovada e idealizada pelo Papa Francisco em agosto de 2013. Ela promove a integração social e a cultura por meio da tecnologia, da arte e do esporte. A organização está presente em mais de 190 países por meio de mais de 430 mil escolas e redes de ensino públicas e privadas participantes em cinco continentes. Tem sedes na Cidade do Vaticano, na Argentina, na Espanha, no Paraguai e em Moçambique. Sua missão é promover o encontro da cultura pela interação da arte, do esporte e da tecnologia. Importantes personalidades e organizações em todo o mundo já responderam ao chamado do Papa por meio do Scholas para contribuir com um mundo mais integrado e pacífico.